A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) é uma resposta social que consiste no alojamento coletivo para pessoas idosas, onde são desenvolvidas atividades permanentes de apoio social e ocupacionais, alimentação, higiene, tratamento de roupas, cuidados de enfermagem, administração de fármacos, serviços religiosos, atividades diversas que visam promover o bem-estar do idoso num ambiente de segurança e contribuir para um processo de envelhecimento ativo. A ERPI da Fundação Santo António situa-se numa zona rural, instalada numa quinta com 4 hectares, tem capacidade para 100 utentes e dispõe de:

- Quartos individuais, duplos, com WC privativo;

- Refeitórios;

- Salas de estar;

- Capela;

- Serviços Clínicos/Enfermagem;

- Fisioterapia;

- Sala de atividades;

- Gabinete Estética/Cabeleireiro/Barbeiro;

- Gabinete de Atendimento ao utente;

- Serviços Administrativos;

- Serviços da Contabilidade/Administração;

- Lavandaria;

- Pátios exteriores;

- Sala de Informática;

- Auditório;

- Salão Multiusos;

- Área de Jardinagem;

- Mata, Quinta Pedagógica e de lazer.

A ERPI da Fundação Santo António dispõe de uma equipa multidisciplinar composta por colaboradores, voluntários e dirigentes que trabalham diariamente para servir com dignidade todos os que são acolhidos no seio desta família.